sábado, 27 de agosto de 2016

Percorrendo os arredores de Cruzeiro

Olá.


Sempre que possível gosto de juntar as "traia" e seguir para algum ponto das serras da região para percorrer as trilhas. Na semana passada tive que abortar o plano de realizar um percurso dentro do Parque Nacional do Itatiaia em função do mau tempo. Mas o farei em algumas semanas e postarei aqui.

Percorrer trilhas exige algum preparo físico, ainda que ela seja de baixo grau de dificuldade e não muito extensa, e é adequado que você pratique alguma atividade física com regularidade, pois isso lhe dará condições de realizar essa a jornada com menos esforço e mais prazer. Mas é importante também que você habitue seu corpo e sua mente à atividade principal: caminhar longas distâncias.

E para isso tenho uma dica importante: coloque um pé á frente do outro, assim...de forma natural, e vá embora. Pode fazer isso em um parque na sua cidade, na pista de atletismo e até pelas ruas mesmo. No intervalo entre uma jornada e outra, eu gosto de percorrer pequenas trilhas pelos arredores de Cruzeiro, só para manter o corpo ativo e criar propriocepção pelo movimento em ambientes diferentes, além de manter contato com a natureza, esse presente Divino.  

Algumas semanas atrás eu e Lucimara, minha esposa e companheira de vida (e também de trekking) caminhamos por um trecho na cidade de Lavrinhas, percorrendo parte da trilha que dá acesso ao famoso Poço Azul. Apesar de muitas pessoas seguirem por esse caminho, trata-se de área particular e como não conseguimos conversar com o proprietário, preferimos percorrer apenas parte da trilha, evitando algum eventual mau entendido. No caminho, nos deparamos com algum lixo (latas de refrigerante e cerveja, embalagens de salgadinhos) deixado por outras pessoas e os recolhemos para dar a destinação correta depois. Uma pena que alguns ainda não tenham despertado a consciência para esse fato. Faz parte !

























O trecho é bonito e oferece boas condições de treino por apresentar várias subidas longas e pontos de travessia em terreno bem irregular, além de belas paisagens com vistas para a Serra da Mantiqueira e da cidade de Cruzeiro.

Importante é condicionar corpo e mente, apreciar a natureza e desenvolver seu auto-conhecimento para adquirir confiança para enfrentar outras jornadas.  


Até a próxima !
Waldir Barros



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário