terça-feira, 14 de junho de 2016

Conhecendo a Pedra da Macela

Olá.

Como eu já comentei, o Vale do Paraíba tem belas trilhas para se conhecer. Além delas, há trilhas e pontos culminantes interessantes pelas serras que formam o vale. Hoje vou comentar sobre a Pedra da Macela, localizada em Cunha, bem na crista da Serra do Mar e de onde se avista a bela Paraty, Angra dos Reis e toda a sua baía e a Ilha Grande.

Quem seguir pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) deverá chegar até Guaratinguetá. Na saída da BR encontrará placas indicando o acesso à SP-171 (Rodovia Paulo Virgínio). Siga por ela até a cidade de Cunha, cerca de 50 Km à frente. A cidade é pequena, aconchegante e oferece boas opções de hospedagem na área urbana. Porém, caso você opte por um bate e volta, não entre na cidade e siga pela rodovia no sentido Paraty. Siga até o Km 65...mas siga com calma e vá aproveitando a paisagem.

No Km 65 você encontrará o acesso ao bairro da Grama à esquerda (cuidado...o acesso fica próximo a uma curva e requer atenção, mesmo sendo um local tranquilo). É uma estrada de terra, ladeada por pequenas propriedades, com alguns pontos ruins, mas é possível seguir de carro pelos seus 6 km (mesmo pra um Pálio 1.0 como o meu). No final, você encontrará uma cerca que impede a passagem de veículos, mas há boa área gramada para estacionar. Desse ponto já se vê a torre de celular localizada no final da trilha, morro acima, mas não desanime; a melhor parte ainda está por vir.

Além do acesso à Pedra da Macela, há também o acesso à Trilha dos Sete Degraus que leva até Paraty. Mas voltemos ao ponto principal desta postagem.
Há uma placa de Furnas indicando o caminho e determinando as proibições. A subida tem 3 km bastante íngremes, porém pavimentada e a cada curva acima, uma paisagem a se apreciar. E já que não dá mesmo para subir rápido, vá curtindo o visual.

No final da trilha já se tem um visual maravilhoso da baía de Angra à direita e das colinas de Cunha à esquerda. Chegando ao portão da estação da torre, há uma pequena trilha à direita desta, que contorna o alambrado e de onde se acessa o ponto de observação mais interessante. Dali, toda a baía de Angra e Paraty se estendem à sua frente, além das formações rochosas.

O nome Pedra da Macela é em função das flores dessa planta que tomam conta de toda a formação. Nesse ponto é possível montar barracas, mas há poucos pontos protegidos do vento que pode ser forte. Em função das torres, não é possível acender fogueira, mas é permitido usar fogareiros, obviamente com a devida atenção. Sente-se e curta o visual, enquanto descansa.  Caso se decida por acampar, à noite poderá curtir o visual das cidades iluminadas e o nascer do sol na manhã seguinte. Um espetáculo.

Paisagem da estrada Paulo Virgínio

Pontos que valem a pena a parada

Detalhes que fazem toda a diferença

Durante a subida, pequenos acessos convidam a observar aves

Subida íngreme, mas bem pavimentada

A bela Paraty avistada do alto da Pedra da Macela

Baía de Angra

Colinas de Cunha
                                             Torre de celular avistada do início da subida

Paraty

Flor da Macela, que empresta o nome à Pedra

Na estrada de terra, encontra-se o acesso à Cervejaria Wolkenburg (castelo nas Nuvens, em alemão). Mas deixe para visitar na volta e....lembre-se...se você está dirigindo, conheça o local e suas paisagens, mas não beba. Compre e aprecie em casa.