terça-feira, 14 de junho de 2016

Modo de sobrevivência é coisa séria.

Olá.

Ainda que você decida caminhar por uma estrada rural limpa, curta e a pouca distância da sua casa ou executar uma travessia, com alguns dias de jornada através da mata, percorrer uma trilha exige planejamento. Quanto mais detalhado esse planejamento, menores os riscos de acidente.

Em primeiro lugar, informe-se sobre o trajeto e suas características e escolha os equipamentos de acordo com as suas necessidades para esse fim. Conheça as condições meteorológicas médias da região e do período em quê você pretenda percorrer a trilha.

Apesar da máxima de só levar na mochila aquilo que lhe for necessário, entenda que ter às mãos um kit de sobrevivência é fundamental. Aliado às técnicas e conhecimentos que você domine, ele deve contribuir para a sobrevivência em casos de emergência, seja para você ou para terceiros. Em minhas andanças já encontrei com um grupo de pessoas e uma delas havia sofrido um entorce no tornozelo. Como se tratava de um grupo, a pessoa acidentada tinha o apoio das demais para se locomover, mas nada tinham para aliviar a dor e nem dominavam técnicas para imobilização do membro acidentado. Porém, as emergências podem ser das mais variadas, desde um corte na mão à picada de algum animal peçonhento, passando por súbitas mudanças nas condições climáticas que lhe impeçam de continuar a jornada. Saber como agir em condições que possam desencadear uma hipotermia por exemplo, pode ser a diferença entre a vida e a morte. 

Conhecer formas de orientação no caso de estar perdido, ter noções de comunicação para conseguir solicitar ajuda, racionar água e alimentos ou ter que obtê-los, é condição de sobrevivência. Num dos cursos que fiz aprendi a agir como sinaleiro, auxiliando do solo o balizamento da aeronave, pois em caso de resgate aéreo será uma condição facilitadora.

Porém, estar em "modo de sobrevivência" deve ser entendido como condição excepcional e não opcional. Percorrer uma trilha deve ser condição de prazer, levando você a aprender sobre a região, adquirir experiências que ajudem no seu autoconhecimento e confiança estando, porém, preparado para situações emergenciais.

Buscar informações e ler sobre o assunto é fonte de formação. Para isso, estou deixando o link para baixar o Manual de sobrevivência na Selva IP 21-80 CIGS, do Exército Brasileiro, caso você queira aprender sobre o tema.

 http://www.4shared.com/file/131275132/e7b16df5/Sobrevivncia_na_Selva_IP_21-80.html


Até a próxima





Nenhum comentário:

Postar um comentário